O vereador Oliveira Tresse (PSC) sempre manifestou a preocupação com as crianças e os adolescentes da região leste de Juiz de Fora. Prova disso é o destino que o parlamentar quer dar ao espaço onde funcionou a Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (Febem) no Linhares. São quatro pavilhões, atualmente abandonados, que, por iniciativa de Tresse, podem virar um centro educativo de referência para as escolas da região, de modo que os estudantes tenham atividades e cursos no contraturno escolar. A proposta conta com o apoio do prefeito Bruno Siqueira e do secretário de Educação Weverton Vilas Boas. Foi com esse objetivo que Tresse e Villas Boas viajaram a Belo Horizonte nesta quarta-feira, 12, para conhecerem o Plug Minas, um projeto do governo do Estado que funciona justamente em uma antiga Febem. Também viajou à capital a professora Sueli, ex-diretora da Escola Municipal Raymundo Hargreaves.
A gerente executiva do Plug Minas, Silvana Veloso, recebeu a comitiva juiz-forana e apresentou as dependências do Plug Minas, que é um programa da Secretaria de Estado da Educação voltado a adolescentes e jovens de 14 a 24 anos. No local, por meio de parcerias com Servas, Sebrae, Senac e outras entidades, são oferecidos cursos técnicos, profissionalizantes e oficinas voltadas às artes de forma a dialogar com as escolas do ponto de vista pedagógico. A previsão é atender 2800 alunos somente em 2015. Tresse ficou muito satisfeito com o que viu, crescendo a sua esperança de dar destino semelhante à antiga Febem em Juiz de Fora. Segundo o vereador, que também é técnico agrícola, a iniciativa se torna ainda mais importante em razão da presença de complexo penitenciário no Linhares, o que leva famílias de detentos a se mudarem para o bairro.
"Esse é um sonho antigo, desde o meu primeiro mandato. Fiz um curso técnico na juventude e sei da sua importância. Além disso, é um desperdício aqueles pavilhões da antiga Febem sem uso. Temos tudo na mão, só falta colocarmos em prática. Me preocupa muito também o fato de o complexo penitenciário atrair muitas famílias de detentos para o bairro. Enquanto as mães estão preocupadas com o marido ou trabalhando, muitos adolescentes ficam nas ruas, e não têm uma entidade que se preocupe com esse tempo ocioso", comenta Oliveira Tresse.
O secretário Weverton Villas Boas revela que foi procurado pelo vereador Oliveira Tresse e por profissionais de Educação daquela região com o pedido de que fosse desenvolvido algum projeto no antigo prédio da Febem no Linhares. "Encontramos na capital do nosso estado esse projeto maravilhoso chamado Plug Minas. Funciona também em uma ex-Febem e em parceria com várias instituições para que o aluno tenha um atendimento universal durante todo o período visando uma educação profissionalizante que conte também com lazer e cultura. Saímos daqui satisfeitos e muito esperançosos de que a gente possa conseguir a descentralização do projeto e, num futuro muito próximo, ter uma unidade do Plug Minas funcionando em Juiz de Fora, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora e sob a coordenação da Secretaria de Educação", expôs Vilas Boas.
Segundo Silvana, a proposta do vereador juiz-forano vai ao encontro do desejo do governador Fernando Pimental. "A ideia é descentralizar políticas que têm dado certo. Esse espaço, que é uma ex-Febem, pode, sim, se transformar em um local como o Plug Minas, essa escola do futuro. Acredito que podemos fazer essa parceria para o atendimento dos jovens em tempo integral. Podem contar conosco, principalmente com o Plug Minas", garantiu Silvana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário